«

«

abr 14 2015

Imprimir Post

Fique ligado! Notícias e lançamento de livro sobre os povos indígenas

Fique ligado (cecompi.org.br)

Por Edmundo Monte

Compartilhamos algumas notícias recentes sobre os povos indígenas. Boa leitura!

———————————————-

PROJETO DE AGROECOLOGIA DO POVO XUKURU DO ORORUBÁ

Faça o download do texto publicado no Diário de Pernambuco AQUI.

GILMAR MENDES SUSPENDE DECRETO SOBRE ASSENTAMENTO DA COMUNIDADE INDÍGENA EM RODELAS‏/BA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu o decreto presidencial que determinou o assentamento de famílias indígenas da comunidade Tuxá de Rodelas. A norma foi publicada no dia 13 de março de 2014 e declarou propriedades rurais, localizadas em Rodelas (BA), como área indígena. A decisão vale até o julgamento do mérito.

Na decisão, Mendes diz que as terras em disputa não são tradicionalmente ocupadas por indígenas e ressaltou que os proprietários foram reassentados nas atuais terras, no fim da década de 1980, pela Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco (Chesf), depois que foram removidos das propriedades originais, devido à construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica. Além disso, o ministro entendeu que as propriedades são produtivas e não podem ser desapropriadas.

“Entendo que a desapropriação dos impetrantes para assentamento da comunidade indígena Tuxá de Rodelas antes do julgamento de mérito geraria evidente risco de nova desapropriação dos atuais proprietários das terras em disputa, também nelas assentados ao final da década de 1980”, disse o ministro.

Fonte: Bahia Notícias

———————————————-

MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA DA ÁFRICA, DA DIÁSPORA E DOS POVOS INDÍGENAS

Local: Cachoeira/BA
Centro de Ensino: Centro de Artes, Humanidades e Letras – CAHL
Email: mphistoriaufrb@gmail.com
Site: http://ufrb.edu.br/mphistoria
Telefone: (75) 3425-2242

———————————————-

LANÇAMENTO DO LIVRO “MEMÓRIAS DO MOVIMENTO INDÍGENA DO NORDESTE”

Autores de 12 etnias do Nordeste produziram e lançam o 23° livro da coleção ÍNDIOS NA VISÃO DOS ÍNDIOS, com o título “Memórias do Movimento Indígena do Nordeste”. Os 16 indígenas escreveram partilhando suas ideias e opiniões. Sabendo que é na memória que está a garantia de um futuro melhor para todos, os indígenas estão fazendo circular 1000 exemplares impressos e disponibilizando gratuitamente na internet seu trabalho coletivo.

“Este livro é um registro histórico que deixa na memória das futuras gerações a nossa forma de viver e as transformações pelas quais passamos em sua grande parte, sem nosso consentimento. Por meio dele, o povo poderá refletir e não deixar que o lado escuro da história se repita”, afirmou Alexsandro Potiguara, um dos autores do livro.

Contando com o apoio do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, autarquia do Ministério da Cultura – através do edital público “Memórias Brasileiras”, a ONG Thydêwá, que vem trabalhando desde 2001 com o emponderamento dos indígenas e promovendo o fortalecimento de suas vozes e expressões, convocou e organizou este novo livro, que está dentro da premiada coleção “Índios na Visão dos índios”.

Neste título da coleção, indígenas Pankararu, Potiguara, Pataxó, Fulni-ô, Kariri-Xocó, Tupinambá, Quixêlo, Pataxó Hãhãhãe, Kanindé, Karapoto Plaki-ô, Payayá e Xokó, com toda liberdade e força, partilham através de escritos, fotografias e desenhos suas memórias, sentimentos e visões.

O livro ainda conta com fragmentos de um trabalho cartográfico protagonizado por indígenas de 08 comunidades do Nordeste que mantém Pontos de Cultura Indígena dentro de seus territórios.

Serviço:
Data: 16 de abril, às 15h00
Local: Restaurante Grão de Arroz. Rua Minas Gerais, 112H. Atrás da Perini. Pituba – Salvador (BA).
Contato para esse dia: Ademario Ribeiro – (71) 8733.1148
Para baixar o último livro da série ÍNDIOS NA VISÃO DOS ÍNDIOS clique AQUI.

Important!

> Siga Índios no Nordeste no Twitter e curta nossa página no Facebook. > Receba as postagens do site por e-mail (cadastre-se na caixinha do lado direito do site).

Link permanente para este artigo: http://indiosnonordeste.com.br/2015/04/14/fique-ligado-noticias-e-lancamento-de-livro-sobre-os-povos-indigenas/

1 comentário

  1. Tina Dobrões

    Parabéns, vcs nos mantem informados!

Comentários foram desabilitados.