Índios no BrasilÍndios no NordesteLançamentosNotícias

Novos textos na biblioteca “Índios no Nordeste” e publicações em outros sites

Foto: Getty Images

Por Edmundo Monte

A folia momesca se aproxima. Em um ano repleto de feriadões e de manobras políticas que recaem no bolso do(a) trabalhador(a) brasileiro(a), inserimos mais cinco títulos na biblioteca virtual Índios no Nordeste. Talvez amenize o desconforto dos entusiastas do carnaval que abdicarão de alguns dias de folia em nome do orçamento familiar. Em contrapartida, os textos abaixo devem atender as necessidades dos(as) usuários(as) do site que preferem o “retiro intelectual” nessa época do ano. Boa leitura!

Dissertação – Pedro Abelardo de Santana. Aldeamentos indígenas em Sergipe Colonial: subsídios para a investigação de Arqueologia Histórica (UFS – 2004)

Tese – Ana Lucia Martins de Azevedo. O Poder de Acessar a Saúde: uma análise do acesso à saúde na etnia indígena Xukuru do Ororubá a partir da sociologia de Pierre Bourdieu (CPqAM/FIOCRUZ – 2013)

Tese – Fabricio Lyrio Santos. Da catequese à civilização: colonização e povos indígenas na Bahia, 1750-1800 (UFBA – 2012)

Tese – Maria Idalina da Cruz Pires. Resistência indígena nos sertões nordestinos no pós-conquista territorial: Legislação, Conflito e Negociação nas vilas pombalinas, 1757-1823 (UFPE – 2004)

Revista – Guerreiras: a força da mulher indígena (CCLF – 2012)

======================================================

PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS EM OUTROS SITES

CEPAL:

Los pueblos indígenas en América Latina: avances en el último decenio y retos pendientes para la garantía de sus derechos

Link direto para download AQUI.

REVISTA ULTRAMARES:

Dossiê História Indígena

======================================================

COMUNICADO SOBRE A INCLUSÃO DE TEXTOS NA BIBLIOTECA “ÍNDIOS NO NORDESTE”:

Alguns trabalhos ainda não foram inseridos porque estamos com dificuldades para fazer o upload ou download dos arquivos “mais pesados”. Isso acontece, sobretudo, com os textos acima de 9 MB. Agradecemos a compreensão dos(as) autores(as) e colaboradores.

[important]> Siga Índios no Nordeste no Twitter e curta nossa página no Facebook.
> Receba as postagens do site por e-mail (cadastre-se na caixinha do lado direito do site).[/important]

  • 6
  •  
  •  
  •  
  •  
  •