«

«

dez 21 2014

Imprimir Post

Informações e documentos sobre a temática indígena

FIM-DE-ANOPor Edmundo Monte

Car@s, espero que essa não seja a última postagem do ano. Pelo menos não foi isso que planejamos e combinamos com o pai Tupã. Mas, já calejados com as aventuras e desafios que o ensino e a pesquisa nos proporcionam, é melhor não firmarmos a data correta do presente de natal aos leitores e colaboradores do site. Posso adiantar duas coisas:

1) Você não irá recebê-lo de um senhor barbudo trajando roupa vermelha;

2) Muito menos chegará em suas mãos pelos correios.

Isso mesmo: vai ser na base do download!!!

Enquanto o dia não chega, compartilhamos as informações e documentos abaixo:

—————-

LANÇADO MAIS UM LIVRO SOBRE OS POVOS INDÍGENAS

o-tempo-da-dor_convite

Na última sexta-feira, 19, ocorreu, em Salvador/BA, o lançamento do livro “O tempo da dor e do trabalho: a conquista dos territórios indígenas nos sertões do Leste” (EDUFBA), de autoria de Maria Hilda Baqueiro Paraíso. Trata-se da publicação da tese de doutorado defendida na USP em 1998.

Informações com a autora: mhparaiso@terra.com.br

—————-

ARTIGO SOBRE HISTÓRIA AMBIENTAL E HISTÓRIA INDÍGENA EM PERNAMBUCO

A nova edição da Revista Fronteiras, uma publicação da ANPUH-SC, apresenta o dossiê História Ambiental e Migrações. Um dos artigos aborda processos históricos e questões socioambientais a partir das memórias dos índios Xukuru do Ororubá sobre a região Agreste em Pernambuco. Baixe o texto completo AQUI.

—————-

CARTAS DAS ASSEMBLEIAS DO POVO XUKURU DO ORORUBÁ

Para os colegas pesquisadores e demais interessados, disponibilizamos as cartas de quase todas as Assembleias realizadas anualmente pelo povo Xukuru do Ororubá desde 2001.

Os documentos estão compilados neste ARQUIVO (ZIP).

Important!

> Siga Índios no Nordeste no Twitter e curta nossa página no Facebook. > Receba as postagens do site por e-mail (cadastre-se na caixinha do lado direito do site).

Link permanente para este artigo: http://indiosnonordeste.com.br/2014/12/21/informacoes-e-documentos-sobre-tematica-indigena/