EventosÍndios no BrasilÍndios no NordesteNotíciasQuestões Ambientais

Fique ligado! Informações sobre os povos indígenas

Por Edmundo Monte

Selecionamos algumas notícias recentes sobre os povos indígenas. Entre elas, uma desagradável surpresa. De acordo com o Blog do Camarotti (G1), a senadora Kátia Abreu foi convidada pela presidenta Dilma para assumir a pasta da agricultura. O jornalista Gerson Camarotti afirmou que “Kátia Abreu tem o apoio do presidente do PMDB, Michel Temer, e agora está conversando com outras lideranças do partido a fim de ampliar a rede de apoios. Dilma disse à senadora que ela terá ‘carta branca’ para montar a nova equipe.”

E o prêmio Motosserra de Ouro vai para…

CONVITE – ESCOLA DO POVO KANINDÉ

Informações compartilhadas por Alexandre Gomes:

Venha conhecer a Escola do Povo Kanindé em Aratuba e nossos projetos, em mais uma feira que culmina nossos trabalhos do ano de 2014, sua presença será valiosa na III FEIRA CIENTÍFICA – TÉCNICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, a ser realizada no dia 25 de novembro, de 8h às 16h, no Sítio Fernandes, em Aratuba/CE. Baixe a programação AQUI.

convite

TERRA INDÍGENA KARIRI-XOCÓ

Informações compartilhadas por Rafael Xukuru-Kariri:

Prezados,

foi publicado no D.O.U. de hoje a Portaria FUNAI nº 1.271 que constitui Grupo Técnico para realizar o levantamento e avaliação de benfeitorias implantadas por não-índios na Terra Indígena Kariri-Xocó, localizada nos municípios de Porto Real do Colégio e São Brás, Estado de Alagoas:

O PRESIDENTE INTERINO DA FUNDAÇÃO NACIONAL ÍNDIO – FUNAI, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo Estatuto aprovado pelo Decreto nº 7.788/2012, combinado com o disposto no Decreto nº 7.689/MPOG/2012, e com a Portaria nº 725/Casa Civil/PR, publicada no DOU de 10/10/2014 e ainda, considerando os procedimentos de regularização fundiária da Terra Indígena Kariri-Xocó, resolve:

Art. 1º Constituir Grupo Técnico para realizar o levantamento e avaliação de benfeitorias implantadas por não-índios na Terra Indígena Kariri-Xocó, localizada nos municípios de Porto Real do Colégio e São Brás, Estado de Alagoas.

Art. 2º Designar para compor o Grupo Técnico os servidores Marcelo Antonio Elihimas, Engenheiro Agrônomo, CR Nordeste I, Coordenador dos trabalhos; Luciano Fernando Holanda Cysneiros de Almeida, Engenheiro Agrônomo, CTL de Recife; Pedro Vilson Dias Pinheiro, Engenheiro Agrônomo, CTL Porto Velho; Edilson Nunes da Silva, Técnico em Agrimensura, CTL Tocantínia e José Milton Lopes de Melo, Técnico em Agrimensura, ITERAL.

Art. 3º Autorizar o deslocamento do Grupo Técnico a referida Terra Indígena e às cidades Porto Real do Colégio, São Braz, Recife e Maceió, concedendo o prazo de 31 dias para execução do levantamento de campo, apresentação do relatório fundiário e do material técnico da avaliação das benfeitorias, a contar de 19 de novembro de 2014.

Art. 4º Justificar a permanência dos servidores pelo período indicado, mesmos ultrapassando 40 diárias percebidas no ano, em decorrência da natureza dos trabalhos fundiários que demandam longo período de campo para que possam executar o levantamento determinado por esta portaria, bem como o reduzido quadro de técnicos da FUNAI com a habilitação necessária para desenvolver essas atividades.

Art. 5º Os custos para execução do levantamento e o deslocamento dos servidores, correrão à conta do Programa Proteção e Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas, PO: Delimitação, Demarcação e Regularização de Terras Indígenas, PTRES 063693, PI 23REG.

Art. 6º Determinar que a Coordenação Regional Nordeste I, preste o apoio logístico necessário à realização dos trabalhos que trata esta portaria.

Art. 7º Justificar que a presente missão está inserida no âmbito das ações prioritárias desta Fundação, cuja interrupção comprometerá a continuidade de atividades imprescindíveis da FUNAI, no processo de regularização fundiária da Terra Indígena Kariri-Xocó.

Art. 8º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FLÁVIO CHIARELLI VICENTE DE AZEVEDO

SUICÍDIOS DE INDÍGENAS NO BRASIL

Informações compartilhadas por Ricardo Ventura

Dados sobre suicídio no país escondem realidade ignorada: indígenas se matam em taxas até 20 vezes superiores às da população geral. Leia a reportagem completa no site da Revista Ciência Hoje.

revista ciencia hoje
Foto: Brasil de Fato

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Sobre a campanha de doações para manutenção do site Índios no Nordeste, comunicamos que, até a presente data, arrecadamos a quantia líquida de R$ 9,31 (nove reais e trinta e um centavos). Agradecemos a colaboração do leitor/usuário do site.

[important]> Siga Índios no Nordeste no Twitter e curta nossa página no Facebook.
> Receba as postagens do site por e-mail (cadastre-se na caixinha do lado direito do site).[/important]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •