Por Edmundo Monte

CONFERÊNCIA DE SAÚDE INDÍGENA

Saiu uma matéria na Revista RADIS (Fiocruz), sobre a Conferência de Saúde Indígena. Acesse o conteúdo no link abaixo:

http://www6.ensp.fiocruz.br/radis/conteudo/desafios-demais-debates-de-menos

V SEREM

Entre os dias 14 e 16 de maio ocorrerá o 5º Seminário da Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo (SEREM), com o tema “Comunidades Tradicionais e Políticas Públicas”, na UDESC, em Florianópolis/SC. Para inscrições e outras informações, faça o download do cartaz do evento AQUI.

REVISTA ESTUDOS HISTÓRICOS

A atual edição (v. 26, Nº. 52) da Revista Estudos Históricos (FGV) traz interessantes artigos, no dossiê “Raça e História”. Segue o link para acessar os textos:

http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/current

———————

AMIGAS E AMIGOS DOS XUKURU-KARIRI (CARTA DE APOIO AO POVO XUKURU-KARIRI)

Como surgiu

O grupo de Amigos e Amigas do Povo Xukuru-Kariri é um grupo de pessoas não-índígenas que surgiu a partir da participação de algumas pessoas que apoiam a luta daquele povo em uma reunião convocada pelas lideranças Xukuru-kariri com as instituições (FUNAI, UFAL, CIMI, CESMAC, RECID, MST, CPT, STR, CARITAS, CUT, ) e pessoas envolvidas com a causa indígena, no dia 07 de junho de 2013, em que foi relatada e discutida a situação de ameaças, tensão na cidade de Palmeira dos índios e nas aldeias por ocasião do início dos trabalhos de levantamentos topográficos para delimitação da terra e os desafios para a regularização fundiária da terra indígena. Como resultado surgiu a campanha pela regularização da terra indígena. A partir do desafio colocado, reunidos no dia 12 de julho de 2013, na cidade de Palmeira dos Índios-AL, lideranças Xukuru-kariri solicitaram o apoio de organizações sociais, simpatizantes, amigos e amigas para apoiá-los na luta. Na oportunidade foi discutido a atual situação da terra Xukuru-Kariri e foram levantados os problemas e as necessidades porque passa aquela sociedade indígena, principalmente no que diz respeito ao processo de demarcação e homologação do seu território, que há anos reivindicam sua regularização. Alguns companheiros ligados ou não às instituições que participaram das reuniões e atividades, com a proposição do Praxedes de criar um grupo de amigos e amigas do povo Xukuru-kariri, tendo como experiência o MST, assim foi acatado por todos. Naquele momento os não índígenas confirmaram a composição do grupo que eram as seguintes pessoas: Praxedes, Hélio, Zennus, Ivamilsom, Prazeres, Daniela, Cosmo, Sandra, Adriana e Simone, com a presença das lideranças, Raquel, Gecinaldo, Gecivaldo, Xico, Carlinhos, Antônio Celestino, Antônio Ricardo, Juninho e Celso. Na ocasião foram relacionados outros nomes para se contatar e convidar-lhes para fazer parte do grupo: Edson Silva, Jorge Vieira, Saulo Feitosa, Rasane Lacerda, Sandro Lobo, Auta Maria, Tião, Iuenilda, Angelo Bueno e outros que poderiam se agregar ao grupo. Com a finalidade de ampliar ainda mais o grupo foram pensados algumas formas de divulgação e convites. Daí surgiu à proposta de criar o grupo de apoio às lutas do povo Xukuru-Kariri, dada à falta de recursos humanos, financeiros e a grande demanda da luta do POVO.

Objetivo do Grupo de Amigos e Amigas dos Xukuru-Kariri

Apoiar a luta do povo Xukuru-Kariri;

Acompanhar a luta pela demarcação e homologação do território;

Valorizar a produção sustentável de alimento, sem uso de agrotóxicos, preservando e conservando o ambiente; Fortalecer a cultura e organização social do povo;

Contribuir no processo de formação dos índígenas.

Como apoiar:

Com a sua solidariedade e apoio;

Participando das campanhas e atividades indígenas;

Fazendo sua adesão ao grupo e tornar-se membro;

Colaborando esporadicamente com uma pequena contribuição financeira a título de contribuições solidárias de qualquer valor, quando necessária e solicitada ao grupo (todo o recurso arrecadado será prestado contas aos colaboradores, conforme o andamento das ações);

Se você tiver interesse de acompanhar esse processo de luta e formação, pode entrar em contato conosco através do email: grupoamigosxukurukariri@gmail.com

Ou, com o Presidente da Associação Xukuru-Kariri, Gecinaldo Soares pelo email: gecinaldo@yahoo.com.br

Desdobramentos

Entramos de cabeça e coração na construção da campanha pela demarcação da terra Xukuru-Kariri desde o planejamento, a elaboração e execução da campanha, auxiliando as lideranças na tomada de decisão e fazendo-se presente nas suas atividades.

Focamos as atividades da campanha e dedicamos o ano de 2013 ao povo e a organização das equipes coordenadoras da campanha. A formação, como um dos elementos da campanha, foi um dos pontos significativos para o povo, pois ocorreu nas comunidades, envolvendo as lideranças das aldeias, bem como os jovens, professores, agentes de saúde, mulheres e crianças que, tendo como fundamental a demarcação do território, tiveram formação sobre participação, cujo tema foi “Participação é conquista” onde foi trabalhado o livro do autor Pedro Demo. Teve também momentos de atualização do processo de demarcação a que está passando o território Xukuru. Ainda contou com uma parte do processo judicial e dos direitos indígenas.

Atividades do grupo

Assessorou os encontros de formação;

Participou das reuniões das lideranças e das aldeias;

Participou da Bienal do livro auxiliando os indígenas;

Colaboração na elaboração do material de divulgação da campanha;

Colaborou na realização da V Assembléia do povo Xukuru-kariri em 2013;

Reunião do grupo de amigas e amigos do povo Xukuru-kariri;

Criação do correio eletrônico do grupo de amig@s;

Elaboração do projeto da rádio comunitária Xukuru-kariri;

Elaboração de matérias jornalísticas.

Perspectivas

Percebe-se a necessidade de uma articulação mais definida. Nos mantemos em um grupo pequeno com algumas reuniões e contatos via internet. Combinamos elaborar este material para socializar com as pessoas que direta ou indiretamente participaram desta ideia e aquelas chamadas a agregar a este grupo, tendo em vista que o grupo pretende ampliar e consolidar o grupo.

Precisamos agendar um encontro com as pessoas apoiadoras e aquelas que podem agregar ao grupo para fazer parte do grupo e levar a frente o apoio ao povo Xukuru-kariri.

Propomos realizar um ENCONTRO DOS AMIGOS E AMIGAS DOS XUKURU-KARIRI, e por isso estamos endereçando esta mensagem a você como convite para opinar e fazer parte deste grupo.

PROPOSTA 01 – REUNIR DIA 30 DE MARÇO, NA ALDEIA FAZENDA CANTO – PALMEIRA DOS ÍNDIOS.

PROPOSTA 02 – REUNIR NO MÊS DE ABRIL, EM MACEIO (SOLICITAMOS QUE CADA UM INDIQUE O DIA E O LOCAL).

Os contatos podem ser feitos também com:

Daniela: danddaniosa@hotmail.com

Zennus: zennuscimi@gmail.com

Praxedes: praxedesp@hotmail.com

Carta de apoio aos Xukuru-kariri

O Povo Xukuru-Kariri de Palmeira dos Índios-AL, vem passando por uma situação de grave ameaças, perseguição e violência, contra sua cultura, território e direitos. Historicamente há mais de dois séculos. os índios tem resistido aos ataques e ameaças. desde a década de 70 tem se empenhado na luta pela terra através de retomadas do seu território para garantir a sobrevivência física, cultural e religiosa. Além das retomadas eles tem pressionado o Governo Federal para garantir o direito a terra e vida digna.

Atualmente, o Povo Xukuru-Kariri tem se empenhado em preservar seus costumes, crenças e organização. Assim, eles desenvolvem atividades produtivas, como: plantação de hortaliças e roçado sem uso de agrotóxicos, preservando o ambiente e lutando pela sobrevivência indígena.

Os Xukuru-kariri precisam de ajuda!

Portanto, pensamos em você como aliad@ na luta pela justiça, solidariedade e garantia do território Xukuru-kariri. Assim, pedimos a sua valorosa participação no GRUPO DE AMIGOS E AMIGAS DOS XUKURU KARIRI, que estamos organizando para apoiá-los nas suas lutas. Contamos com você!

[important]> Siga Índios no Nordeste no Twitter e curta nossa página no Facebook.
> Receba as postagens do site por e-mail (cadastre-se na caixinha do lado direito do site).[/important]

Se essas informações lhe foram úteis, solicitamos a citação do site da seguinte maneira:

MONTE, Edmundo; SILVA, Edson. Índios no Nordeste: informações sobre os povos indígenas. <http://www.indiosnonordeste.com.br>. [Acesso em: dia/mês/ano].