«

«

mar 15 2014

Imprimir Post

Assinado decreto de aquisição de terra para o Povo Tuxá

VitóriaPor Edmundo Monte

Recebemos a informação de que a presidenta Dilma decretou a aquisição de uma área para o povo Tuxá. Segue, na íntegra, o e-mail enviado por Sandro Tuxá:

“Prezados parentes e companheiros de luta!

O nosso Povo Tuxá, está ha mais de 25 anos lutando pelo direito de sermos reassentados, pois, por conta do enchimento do lago de Itaparirica em 1988 nossa Nação foi dividida em 3 comumidades e em municipios diferentes, o grupo q permaneceu em sua terra tradicional tendo a promessa da Companhia Hidroeletrica do São Francisco -CHESF em ter de volta no prazo de seis meses sua terra, para garatir a reproduça física, religiosa e cultural.

Continuamos como Povo Indígena sem terra, sedo dono originário de um terriório q está ocupado por terceiro… somos lamentavelmente a prova viva do q representa o famigerado progresso para as populações indígenas ( a ruptura social, econômica e política de um povo).

Ontem tivemos a confirmação q a Presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto de uma área a ser adquirida para o Povo Tuxá da Aldeia Mãe, reacendendo a esperança diante do enorme descaso do governo, em de fato termos um chão para chamarmos de nosso.

Fisemos em nossa luta a fraquesa torna-se força, por essa razão estamos celebrando em agradecimento as nossas forcas poderozas dos nossos antepassados q sempre nos deram a coragem para continuarmos… Balançando os nossos maracas, fumando o nosso malaco e dançando nosso ritual sagrado do toré esse é o modo dos Tuxá valorizar essa conquista.

Agradecemos também aos nossos companheiros do CIMI, APOINME, ANAI, MPF, FUNAI, principalmente ao Movimento Indígena da Bahia – MIBA e a todos os parentes q acreditaram em nosso “Novo Levante dos Tuxá da Aldeia Mãe”.

Continuamos em luta pelo nosso território ancestral e nos espelhamos em nossas nações Indígenas do Brasil, q assim como nós lutam pela reconquista de seus territórios

Que a força de nossos antepassados abençoe a todos nós.

Hawaty Arfer Tuxá”

Important!

> Siga Índios no Nordeste no Twitter e curta nossa página no Facebook. > Receba as postagens do site por e-mail (cadastre-se na caixinha do lado direito do site).

Link permanente para este artigo: http://indiosnonordeste.com.br/2014/03/15/assinado-decreto-de-aquisicao-de-terra-para-o-povo-tuxa/