«

«

fev 24 2014

Imprimir Post

Índios Pataxó ocupam sede do Parque Nacional do Descobrimento

Recebemos via e-mail e compartilhamos na íntegra com os leitores do site:

Na manhã deste sábado, 22 de Fevereiro 2014, cerca de 180 indígenas Pataxó, ocuparam a sede administrativa do Parque Nacional do Descobrimento, que fica localizado no município de Prado/BA. As principais reivindicações dos Pataxó, são:

Regularização urgente dos territórios indígenas: Tupinambá do sul da Bahia, Barra Velha, publicação do Relatório Circunstanciado da Terra Indígena Cahy/Pequi (Comexatibá), Arquivamento da PEC 215, que tramita no Congresso Nacional, melhorias do atendimento da saúde, educação, fiscalização no Parque Nacional do Descobrimento, os indígenas denunciam a forte presença de caçadores profissionais dentro do Parque, extração ilegal de madeira nativa, homens que estão garimpando no rio do sul, dentro do Parque do Descobrimento, grandes plantações de eucaliptos próximas ao Parque do Descobrimento, uso excessivo de agrotóxico nas plantações de eucaliptos, café, mamão, sendo que esses agrotóxicos são levados pela água da chuva para os rios e nascentes da região, trazendo sérios prejuízos ao meio ambiente, e as comunidades próximas, “queremos apenas defender nossos direitos territoriais e a natureza, que pede socorro, afirmam as lideranças Indígenas”.

Contato das lideranças no local:

(73) 8885-8715 | 9917-8211.

Domingos Andrade

Important!

> Siga Índios no Nordeste no Twitter e curta nossa página no Facebook. > Receba as postagens do site por e-mail (cadastre-se na caixinha do lado direito do site).

Link permanente para este artigo: http://indiosnonordeste.com.br/2014/02/24/indios-pataxo-ocupam-sede-parque-nacional-descobrimento/