Fique ligado!

Por Edmundo Monte

TV MARACÁ

O povo Xukuru do Ororubá inaugurou recentemente a TV MARACÁ, com sede na Aldeia Santana, na Serra do Ororubá (Pesqueira/PE). Acompanhe a programação e os vídeos produzidos pelos próprios indígenas no site: http://webtvmaraca.wordpress.com/

UFBA: APOIO AO POVO TUPINAMBÁ

Os professores do Departamento de Antropologia e Etnologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) escreveram uma CARTA em defesa dos direitos do povo Tupinambá. Confira AQUI.

A CAATINGA PEDE SOCORRO

Vale a pena conferir o breve artigo de Davi Calado, sobre a extração ilegal de madeira no Agreste e Sertão pernambucano. Não custa nada lembrar que desde meados do século XVI, com a instalação das primeiras fazendas de gado no interior da antiga Capitania de Pernambuco, grosso modo, atividades dessa natureza para a plantação de pasto e a invasão das terras indígenas, motivaram conflitos e episódios de violência contra os índios habitantes (até os dias atuais) nessas regiões. O artigo está disponível no site ECODEBATE.

MINI-CURSO SOBRE HISTÓRIA INDÍGENA NA UFAC

Durante a XVI Semana de História da UFAC, o autor dessas linhas ministrou o curso “Os índios na História do Brasil: dos bastidores ao palco”, com boa participação e interesse dos cursistas, envolvendo, além dos discentes de História, alunos dos cursos de Geografia, Ciências Sociais, Jornalismo e Economia.

Alunos/as no último dia do minicurso

ÍNDIOS NO NORDESTE: RECEBA NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL

Ainda não se cadastrou para receber as notícias do site em primeira mão? É muito fácil, sem burocracias ou preenchimento de formulários online. Basta digitar o seu e-mail no espaço localizado à direita do site, acessar a sua caixa postal eletrônica e CONFIRMAR. Pronto! A cada nova postagem no site, você recebe a notícia automaticamente. Convide os amigos e demais interessados na temática indígena ou cadastre-os se achar conveniente. Atualmente, são quase 200 assinantes, entre usuários de e-mail e do feed de notícias.

 

[important]Siga Índios no Nordeste no Twitter e curta nossa página no Facebook.[/important]