Retomada TupinambáPor Edmundo Monte

Compartilho na íntegra, o e-mail enviado por Sandro Tuxá, informando sobre novos atos de violência contra o povo Tupinambá, no extremo Sul da Bahia:

“Olá meus parentes e companheiros de lutas!

Esse ano promete ser de fato, um ano cheio de acontecimentos, pois é crescente a negativa do governo em fazer valer o nosso direito sagrado à nossa mãe terra, entre outros.

Fomos informados que houve um tiroteio na ação desenvolvida por nossos parentes (retomada) Tupinambá de Belmonte Extremo Sul da Bahia… Alguns parentes se encontram presos e não sabemos se alguém foi ferido ou morto… Que o nosso bom pai celestial proteja aos nosso guerreiros, proteja a todos os nossos irmãos indígenas, que cansados do esperar por resposta desse governo brasileiro, resolvem entregam suas vidas em defesa de nossa “mãe terra”.

Essa realidade é recorrente na Bahia e no Brasil. O nosso povo Tuxá da Nação Proká, do Pragaga, do Arco Flecha e Maracá, Malacutingá Tuá “Deus do Ar” é mais um, que se encontram sem saída… Com certeza estaremos somando aos nossos parentes, dando o devido apoio, também estamos nos erguendo em defesa do nosso território sagrado(Zurubabe ou Surubabel).

Precisamamos mais de que nuca de nossas organizaçoes Indígenas e Indigenista fortalecidas… Para q de forma ainda mais vigilante e energica, possam atuar em defesa da nossa mãe terra, de nossos direitos. Essa responsabilidade na verdade é de todos nós…

Informo que pautamos na reunião que ocorreu no final do ano passado em Barra Velha, que além das lutas que temos no Sul e Extremo Sul da Bahia, é presiso também dar o devido destaque à Região do Norte e Oeste em nosso estado e, devidido ao descaso do governo, a grande maioria dos Povos Indígena da nossa Região vivem com problemas fundiários.

Nessa reunião ocorrida na aldeia Barra Velha do Povo Pataxó, tivemos a felicidade com o afirmar, de uma caminhada conjunta, pela defesa das nossas principais bandeiras de luta… Os movimentos indígenas da Bahia: MIBA, MUPOIBA, as Coordenações da APOINME em nosso estado, a Frente de Resistência Pataxó, a Federação Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul , APINOBA, FORUMEIBA entre outros, estão de parabéns por essa iniciativa.

Abraços a todos e todas,
Sandro Hawaty Arfer Tuxá”

[important]Siga Índios no Nordeste no Twitter e curta nossa página no Facebook.[/important]

Se as informações aqui contidas lhe foram úteis, solicitamos a citação do site da seguinte maneira:

MONTE, Edmundo; SILVA, Edson. Índios no Nordeste: informações sobre os povos indígenas. <http://www.indiosnonordeste.com.br>. [Acesso em: dia/mês/ano].