Índios Xukuru do Ororubá (Foto: Edmundo Monte)
Índios Xukuru do Ororubá (Foto: Edmundo Monte)

Por Edmundo Monte

A nova edição da Revista Clio, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE, traz um artigo sobre migrações e trabalho dos índios Xukuru do Ororubá, escrito em coautoria pelos editores do site Índios no Nordeste.

Abaixo, um resumo do texto:

A partir das memórias orais dos Xukuru do Ororubá (Pesqueira e Poção/PE), analisamos as migrações de indivíduos desse povo indígena, na segunda metade do Século XX. As migrações foram recordadas nos processos históricos de disputas em torno das terras invadidas pelos plantios de tomates e frutas da Fábrica Peixe e fazendeiros criadores de gado. Muitas famílias Xukuru migraram para as periferias do município, a exemplo das que constituíram o Bairro “Xucurus”, na área urbana de Pesqueira, e passaram de agricultores a operários nas indústrias na cidade. Outros Xukuru, seguindo as trajetórias de parentes e amigos, enxergaram nos grandes centros urbanos mudanças e melhorias nas condições de vida. A Grande São Paulo foi o destino de alguns desses migrantes, onde fixaram moradia. Em ambos os espaços para onde migraram, observamos diferentes momentos, os percursos das viagens, as relações sociais no cotidiano, as experiências de trabalho em contextos situados nas fronteiras entre o campo e a cidade.

O artigo completo em PDF está disponível AQUI. Não deixem de conferir também o site da revista.

[important]Siga Índios no Nordeste no Twitter e curta nossa página no Facebook.[/important]

Se as informações aqui contidas lhe foram úteis, solicitamos a citação do site da seguinte maneira:

MONTE, Edmundo; SILVA, Edson. Índios no Nordeste: informações sobre os povos indígenas. <http://www.indiosnonordeste.com.br>. [Acesso em: dia/mês/ano].

2 Comentários em “Editores do site publicam artigo sobre migrações indígenas na Revista Clio (UFPE)

  1. Parabéns pelo artigo interessante que contribui para a reconstrução histórica de processos de transformações sociais no Nordeste indígena.

    1. Prof. Peter Schroder,
      Agradecemos seu apoio e as visitas ao site!
      Abs,
      Edmundo / Edson

Comentários encerrados.