Por Edmundo Monte

Estamos disponibilizando em nossa biblioteca, mais três dissertações para os amigos internautas. São trabalhos defendidos nos anos de 1996, 2007 e 2011, cujos temas abordam as etnias Pankararu e Paiaku, bem como a chamada Guerra dos Bárbaros no nordeste colonial brasileiro.

Um dos estudos é considerado “mosca branca”! Trata-se da dissertação de José Maurício Arruti, gentilmente encaminhada e confiada ao site Índios no Nordeste. Agradecemos o autor pelo compartilhamento deste estudo.

Divirtam-se:

Dissertação – José Maurício Paiva Andion Arruti. O Reencantamento do Mundo: trama histórica e arranjos territoriais Pankararu (UFRJ – 1996)

Dissertação – Soraya Geronazzo Araujo. O Muro do Demônio: economia e cultura na Guerra dos Bárbaros no nordeste colonial do Brasil, séculos XVII e XVIII (UFC – 2007)

Dissertação – Marcos Felipe Vicente. Entre São Francisco Xavier e a Madre de Deus: a etnia Paiaku nas fronteiras da colonização (UFCG – 2011)

[important]Siga Índios no Nordeste no Twitter e curta nossa página no Facebook.[/important]

Se as informações aqui contidas lhe foram úteis, solicitamos a citação do site da seguinte maneira:

<

p style=”text-align: justify;”>MONTE, Edmundo; SILVA, Edson. Índios no Nordeste: informações sobre os povos indígenas. <http://www.indiosnonordeste.com.br>. [Acesso em: dia/mês/ano].