Por Edmundo Monte

Saudações! Pouco mais de três meses após a estreia, em 22 de agosto, trazemos para os nossos leitores e colaboradores um resumo quantitativo dos acessos, bem como as novidades do site ÍNDIOS NO NORDESTE.

Até agora, tivemos aproximadamente 12.000 visitas. Desses visitantes, 60% são usuários únicos (os chamados fiéis) e os outros 40% são pessoas que acessaram pela primeira vez. Geralmente, foram indicados por alguém ou conheceram o site através de mecanismos de busca, como o Google, ou por intermédio das redes sociais (falarei delas mais adiante).

Durante os meses de agosto e setembro, a média diária de usuários que acessaram o site alternou entre 40 e 100 pessoas. Em outubro, essa média subiu para 130 visitantes diários, sendo novamente batida no mês de novembro, quando chegamos a marca de mais de 200 usuários por dia.

As seções mais visitadas continuam a ser as postagens de notícias e a biblioteca de downloads. Para se ter uma ideia, somados os meses de agosto e setembro, aproximadamente 500 arquivos foram “baixados” do site, entre dissertações, teses, livros, revistas e outros documentos. Em outubro, essa média subiu para 750 downloads. O mais surpreendente ficou para o mês de novembro, quando, até às 7h45 dessa sexta, último dia do mês, 1650 arquivos foram “baixados” da biblioteca pelos usuários. É importante frisarmos que alguns arquivos estão hospedados em servidores externos, o que nos impossibilita contabilizá-los. Assim, sugerimos um acréscimo de 20% nesses dados.

Os números podem ser considerados irrisórios, se compararmos este site com outros da grande rede. Mas, levando em conta o foco temático desse canal de informação, estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até aqui.

É claro que tudo isso só está sendo possível devido à cumplicidade, sugestões e críticas de todos/as que acessam o ÍNDIOS NO NORDESTE. Desde já, nosso muito obrigado! Aproveitando a “deixa”, agradeço também ao amigo Edson Silva, meu parceiro nessa empreitada.

Novidades

O site foi concebido, elaborado e permanece sendo administrado em caráter independente e sem fins lucrativos. Portanto, é natural que as coisas aconteçam gradativamente, pois a manutenção diária depende da disponibilidade de tempo. Mesmo assim, algumas inserções já devem ter sido observadas pelos leitores. Não apenas a seção de notícias, como a biblioteca e a seção de vídeos estão sendo atualizadas e recebendo novos títulos. Da mesma forma acontece na agenda de eventos.

Uma outra ideia colocada em prática, foi a retransmissão de eventos que estão acontecendo em tempo real. Na medida em que as comissões organizadoras dos eventos utilizarem esse tipo de ferramenta, iremos disponibilizar o link aqui. Aconteceu recentemente com o Seminário Nacional de Juventude Indígena. Os organizadores disponibilizaram a transmissão ao vivo em um site público e nós inserimos um link direto para o ÍNDIOS NO NORDESTE.

Atentos às mídias digitais que ajudam no compartilhamento de informações e atendendo sugestões dos nossos usuários, já dispomos de uma página no Facebook e um perfil no Twitter. Aproveitamos e solicitamos que nos prestigiem também por essas ferramentas, afinal, elas servirão como complemento e extensão das atividades do site. Muitas informações serão disponibilizadas exclusivamente através desses meios de comunicação. Sigam-nos!

Por fim, comunicamos que iremos iniciar em breve, uma série de entrevistas exclusivas com lideranças indígenas do Nordeste, abordando temas atuais e as demandas dos povos indígenas nessa região.

Atualizado em 30/11/2012, às 18h45

[important]Siga o site Índios no Nordeste no Twitter e curta nossa página no Facebook.[/important]