Índios no NordesteNotícias

Câmara de Populações Indígenas recebe lideranças pataxó e tupinambá

Uma das reivindicações apresentadas foi a necessidade de acompanhamento da demarcação de terras indígenas

Lideranças indígenas pataxó e tupinambá oriundas do extremo sul baiano reuniram-se com a subprocuradora-geral da República Maria Eliane Menezes de Faria, membro da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, que trata de questões relativas a populações indígenas e comunidades tradicionais, na última quarta-feira, 28 de novembro, na Procuradoria Geral da República. 

Uma das reivindicações abordadas foi a necessidade de acompanhamento da demarcação de terras indígenas, com intervenção junto à Fundação Nacional do Índio (Funai) para o cumprimento de prazos de entrega de relatórios antropológicos. Na ocasião, os indígenas detalharam os conflitos vividos por causa da falta de demarcação.

Os presentes também defenderam a intervenção para o pleno funcionamento da Coordenação Regional da Funai no sul da Bahia e o deslocamento de grupo de trabalho para a conclusão dos trabalhos de levantamento fundiários das terras indígenas Pataxó e Tupinambá do extremo sul da Bahia.

Outros pleitos destacados foram a instalação de base da polícia comunitária na terra indígena Pataxó Coroa Vermelha e a promoção de segurança contra a violação de direitos.

As demandas apresentadas durante a reunião serão encaminhadas à Procuradoria da República no Município de Eunápolis (BA) para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Fonte: Ministério Público Federal

[important]Siga Índios no Nordeste no Twitter e curta nossa página no Facebook.[/important]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •