Por Edmundo Monte

Na próxima terça-feira, 13/11, teremos o lançamento de dois importantes livros sobre a temática indígena no Brasil. Organizado por Carlos Augusto da Rocha Freire, “Memória do SPI: textos, imagens e documentos sobre o Serviço de Proteção aos Índios (1910-1967)” apresenta 25 artigos e mais de 400 fotos sobre as atividades do antigo órgão indigenista oficial. O lançamento será no Museu do Índio, onde o livro poderá ser adquirido gratuitamente pelos presentes, mediante apresentação de convite (disponível AQUI). Aproveitando a ocasião, será distribuída também, gratuitamente, a segunda edição revista e ampliada do livro “O acervo imagético da Comissão Rondon”, que contém mais de 300 fotos históricas do indigenismo brasileiro.

No mesmo dia, durante a X Bienal Internacional do Livro do Ceará, no estande da Secretaria de Cultura do Estado, o autor Maico Oliveira Xavier apresentará aos leitores o livro “Cabôcullos são os Brancos: dinâmicas das relações socioculturais dos índios do Termo da Vila Viçosa (século XIX)”.

Mais um título estará disponível em novembro. Desta vez, a publicação de uma tese de doutorado em História, defendida e premiada na Universidade Federal de Goiás. De autoria de Giovani José da Silva, “Identidades cambiantes: os Kamba na fronteira Brasil-Bolívia”, será lançado no dia 21/11, no Centro Cultural UFG, em Goiânia/GO.

Serviço:

  • Lançamento do livro “Memória do SPI: textos, imagens e documentos sobre o Serviço de Proteção aos Índios (1910-1967)”, dia 13 de novembro, às 19h, no Museu do Índio, Rua das Palmeiras, 55, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.

Faça o download do convite AQUI e receba o livro GRATUITAMENTE no evento.

  • Lançamento do livro “Cabôcullos são os Brancos: dinâmicas das relações socioculturais dos índios do Termo da Vila Viçosa (século XIX)”, de Maico Oliveira Xavier, dia 13 de novembro, às 17 horas, no Espaço Natércia Campos, estande da Secretaria de Cultura do Estado, na programação da X Bienal Internacional do Livro do Ceará.
  • Lançamento do livro “Identidades cambiantes: os Kamba na fronteira Brasil-Bolívia”, de Giovani José da Silva, dia 21 de novembro, às 19h, no Centro Cultural UFG, em Goiânia/GO.

2 Comentários em “Lançamentos de livros sobre a temática indígena no mês de novembro

  1. Que bons referenciais para continuarmos o processo de disseminação da informação, cultura e, muito em particular nos diversos níveis de ensino, contudo, moro na Bahia e, hoje poderia ir aí pegar meus livros! Quando algo assim irá ocorrer, por exemplo, em Salvador?!

    Excelente empreendimento! Vida longa!! Parabéns pela iniciativa!!!

    1. Caro Ademario,

      Obrigado pelas constantes visitas e parabéns pelo seu blog!
      Seria interessante você enviar um e-mail para o Museu do Índio, falando que soube da notícia aqui pelo site e da sua vontade em conhecer o livro:

      http://museudoindio.gov.br/

      Boa sorte.

      Abs,
      Edmundo

Comentários encerrados.