Museus Indígenas em Pernambuco é um projeto de Extensão Universitária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), executado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), em parceria com o curso de Bacharelado em Museologia.

Desde 2003 o NEPE vem desenvolvendo, em parceria com os povos indígenas em Pernambuco, ações referentes à salvaguarda e pesquisa sobre o patrimônio cultural, à formação de coleções museológicas e a organização de museus indígenas.

A partir da formação de uma equipe de pesquisadores reunindo estudantes do curso de Museologia da UFPE e representantes dos povos indígenas, serão elaborados diagnósticos dos processos museológicos em cada uma das áreas indígenas em Pernambuco, identificando patrimônios/saberes/memórias e fazendo um inventário de objetos musealizáveis. Este diagnóstico ocorrerá a partir da realização da oficina “Diagnóstico Museológico Participativo” em cada uma das áreas indígenas, através de uma metodologia que visa estimular o protagonismo indígena na construção de seus museus e centros de cultura. Além de apontar diretrizes para políticas culturais e educacionais, uma das metas do projeto é apoiar a formação de uma rede de professores e jovens indígenas na área de conhecimento da Museologia.

O Seminário de Planejamento é destinado à apresentação e debate do projeto junto às lideranças e representantes dos povos indígenas. O evento de encerramento das ações será realizado na cidade do Recife, previsto para dezembro de 2012. Nele, serão apresentados e discutidos os diagnósticos museológicos e as propostas para a elaboração de políticas públicas para a memória e patrimônio cultural indígenas, envolvendo gestores públicos das áreas de Educação e Cultura, a equipe técnica do projeto e os representantes dos povos e movimentos indígenas.

O evento ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Baixe a PROGRAMAÇÃO completa AQUI.

Fonte: Organizadores do Seminário