Hoje, 12 de setembro, iniciam as inscrições para o XII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Elas serão recebidas até 12 de outubro. São oferecidas 06 vagas em cada uma das sete universidades estaduais e 10 na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Todas as vagas são excedentes daquelas disponibilizadas nos processos seletivos tradicionais das instituições. Para os postos ofertados na UFPR, podem se candidatar índios de todo o país, já as carteiras oferecidas nas instituições estaduais, se destinam à comunidade indígena do Paraná.

A inscrição é gratuita e pode ser feita por aqueles que concluíram o Ensino Médio e não possuem o superior. Para se candidatar é preciso entregar, das 8h às 11h e das 14h às 17h, em dias úteis, nas localidades listadas no artigo 6 deste Editala seguinte documentação:

– Cópia da Identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
– Carta de Recomendação assinada pelo cacique da comunidade (ou por representante da Funai) à qual pertence o candidato, em que conste sua etnia;
– Ficha de Inscrição;
– Questionário Socioeducacional;
– Carta de Recomendação da Funai, no caso de candidato indígena residente em área urbana (somente para candidatos às vagas da UFPR).

Os documentos também podem ser enviados, via correios e com aviso de recebimento, para o Núcleo de Concursos da UFPR, no endereço: Rua dos Funcionários, 1540 – Campus I (Agrárias) – Juvevê – CEP: 80.035-050 – Curitiba – PR. Até 31 de outubro serão divulgadas as inscrições homologadas.

Processo Seletivo

Nos dias 13 e 14 de dezembro acontecerão as provas, somente na cidade de Curitiba. No primeiro dia ocorrerá um teste oral de Língua Portuguesa, enquanto no segundo os vestibulandos deverão elaborar uma redação e responder 40 questões de múltipla escolha sobre os conteúdos do Ensino Médio.

Todos os exames orais serão realizados na UniBrasil, localizada na Rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã. Porém o ensalamento deste dia e os locais das provas do segundo ainda serão informados. O resultado final será liberado até 11 de janeiro de 2013.

Mais informações no Manual do Candidato ou pelo telefone (41) 3313-8800.

Fonte: Brasil Escola